Coaching é cada vez mais procurado para suporte profissional e pessoal

Processo auxilia pessoas a atingirem metas



 Muitas empresas e pessoas almejam melhorar resultados, atingir metas ou progredir na vida. Há alguns anos, no Brasil, o Coaching veio para ajudar no alcance rápido desses objetivos.

 O JORNAL DO BURITIS conversou com o coach Leonardo Van Acker, morador do Buritis, que atende empresas e pessoas em busca de melhores resultados na vida profissional e pessoal. “Sempre trabalhei em grandes empresas, em cargos de gerência, lidando diretamente com pessoas. Gosto de ajuda-las e já fazia o coaching informalmente. Eu não aplicava as técnicas que fazem parte do processo e então resolvi aprimorar meus conhecimentos”, conta. Leonardo é formado pelo IBC, Instituto Brasileiro de Coaching.

 Leonardo explica como funciona o coaching e quem pode auxiliar em um melhor desempenho, pessoal ou empresarial. “É importante lembrar que o coaching não é terapia, não é aconselhamento, não é consultoria e nem treinamento. O coaching ajuda as pessoas a encontrarem o próprio caminho e a atingirem seus objetivos. Às vezes, a pessoa tem um alvo e fica adiando em função do tempo, ou começa a buscar esse objetivo, mas estaciona no meio do caminho. O coach é o profissional que auxilia o indivíduo a ir em busca desse objetivo, modificando comportamentos e hábitos a fim de atingi-lo”, diz.

Leonardo conta como o coaching pode ser aplicado nas empresas, melhorando rendimento pessoal e financeiro. “O processo de coaching ajuda as empresas a crescerem e a atingirem seus objetivos financeiros, através do desenvolvimento dos seus funcionários. Meu papel é ouvir as pessoas e elaborar perguntas que as levem a analisar o cenário atual, com o objetivo de propor mudanças. O coach faz com que o indivíduo encontre suas respostas e se conheça melhor. O coaching é interessante, não somente para pessoas em transição, mas para quem está bem e também para melhorar ainda mais o desempenho de uma empresa. Ele é uma forma de aprimoramento e faz com que a pessoa se supere, saindo da zona de conforto, do estado atual, para o estado desejado. É nesse trajeto que o coach ajuda, dando suporte ao seu cliente, o coachee”, garante.

 MUNDIAL

 Segundo Leonardo, o processo de coaching é muito comum em outros países. “O coaching chegou ao Brasil há pouco tempo. Nos Estados Unidos e na Europa foi, e é muito utilizado, para superar dificuldades, como a crise na Espanha, por exemplo. Aqui no Brasil o coaching ainda não é tão divulgado quanto esperamos”, afirma.

 O coaching oferecido por Leonardo Van Acker é feito por cerca de três meses em 10 sessões de uma hora e meia cada. Sempre em um ambiente reservado e tranquilo, onde coach e coachee possam conversar sem interrupções. O trabalho consiste em tarefas que são acordadas entre as duas partes. Também são aplicados testes para que a pessoa possa conhecer um pouco mais do seu perfil comportamental.

“Todos deveriam experimentar o coaching, principalmente quem está em fase de transição. O coaching pode ser aplicado em todas as áreas da vida. É importante ter esse suporte, pois, às vezes, a pessoa não consegue superar uma dificuldade ou um desafio. Ter alguém acompanhando esses momentos é fundamental. Durante o coaching a pessoa tem a sensação de acolhimento e há muita troca de conhecimento. Tudo é voltado para os objetivos do coachee, para que ele não perca o foco”, diz Leonardo.

 SERVIÇO

 Para quem quiser conhecer o processo e como ele é trabalhado, basta entrar em contato com Leonardo Van Acker através do e-mail leonardo@coachbelohorizonte.com.br e marcar uma sessão gratuita. As cinco primeiras pessoas que contratarem o serviço de coaching ganharão o Assessment, que significa uma avaliação, um relatório personalizado com o seu perfil comportamental. O Assessment é muito utilizado em empresas que buscam promover funcionários e no desenvolvimento de carreira.

Os telefones de contato são 31 9675-3003 ou 31 9548-6006. 
Consulte também o site www.coachbelohorizonte.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *