Por que a ansiedade atrapalha nosso desempenho?

Procurei no dicionário e encontrei as seguintes definições:

 Ansiedade. Estado de agitação ou inquietude; desejo intenso de que algo aconteça; sensação de medo ou de apreensão sem uma causa determinada.

Esses casos ocorrem no nosso dia a dia, bem mais do que gostaríamos. Podem ocorrer em uma entrevista de emprego, em uma apresentação importante, em uma prova, como a do ENEM. Enfim, existem vários motivos que nos levam a sentir essa sensação. 

O que você pode fazer para minimizar isso? 

Responda mentalmente à pergunta antes de continuar lendo.

 O que você pode fazer para sentir menos ansiedade?

Normalmente nós sabemos a resposta para nossos questionamentos, mas às vezes, ter alguém para nos lembrar, ajuda no processo.

 O coaching te ajuda nessa caminhada.

Então vamos à minha visão de como podemos minimizar nossas ansiedades.

Para qualquer evento futuro que dependa de você, uma forma de conseguir isso, é se preparando. E a preparação envolve vários aspectos.

Vou fazer uma análise, considerando os estudantes que fazem prova para entrarem na faculdade. Obviamente que o primeiro passo é definir sua carreira. Depois, estudar bastante. Nesse caso, é importante que a pessoa se conheça, que ela saiba qual a sua melhor forma de assimilar o aprendizado. Existem pessoas que aprendem ouvindo, outras gostam de escrever, outras são mais visuais. “O autoconhecimento aumenta as chances de se aprender com qualidade”. Outro ponto importante é praticar alguma atividade física ou tocar um instrumento, por exemplo. O importante é que a pessoa se distraia, dedique um tempo ao lazer ou a algo que a faça sentir-se bem e que a afaste um pouco das preocupações com o estudo. Ficar bitolado nos estudos pode elevar sua ansiedade na hora da prova. Conhecer os seus limites e suas fortalezas é o melhor caminho para alcançar seus objetivos.

 Por último, minha dica é que, na hora H, você respire profundamente para oxigenar melhor o cérebro e deixar fluir a atividade em questão.

Nesse momento, é entregar na mão de Deus e fazer o que você treinou. Se a preparação foi boa, as chances de sucesso serão maiores e a sua ansiedade será menor. O suficiente para conseguir um bom desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *