Sorte, azar ou destino?

Quando comecei a trabalhar há duzentos anos, tive a oportunidade de fazê-lo com a tia da minha esposa, Marise de Oliveira Goulart. Durante os intervalos ficávamos discutindo sobre o tema acima. E, obviamente, nunca chegávamos a uma conclusão.

Vamos aos fatos: o que é sorte? Para mim, é quando uma pessoa recebe algo que lhe favoreça sem que aja um grande esforço para isso. Podemos dar como exemplo o fato de você estar andando na rua e achar uma nota de cinquenta reais, ou mesmo uma moeda. Pode ser, ainda, ganhar na megasena.

E o destino? Talvez possamos dizer que é algo que esteja fadado a acontecer. Como exemplo, posso mencionar o dia em que conheci minha querida esposa. Era um dia de chuva fina, quase uma garoa, eu fui ao aterro do flamengo com um amigo que pouco encontrava no Rio de Janeiro. Chegando lá, vimos duas meninas e resolvemos puxar assunto. Uma delas me cativou e estamos juntos até hoje. 

Com esse exemplo acima você pode estar se perguntando se não poderia ser sorte em vez de destino. Talvez sim, talvez não. Porém, seguindo a definição de sorte, creio que foi destino, pois fiz muito esforço para conquistá-la.

E azar? Podemos incluir essa palavra na categoria de eventos inesperados. Imagine você andando na rua e um passarinho te acerta ao fazer suas necessidades fisiológicas, é muito azar. Nem dá para dizer que foi falta de atenção, como no caso de você pisar em uma casca de banana.

Se você leu esse artigo, você teve muita sorte de poder refletir sobre isso. Talvez o destino tenha feito isso. Porém, aquele que não leu teve o azar de não aprender um pouco mais sobre esses assuntos. Feliz 2014 para todos nós!

2 comentários

  1. Você é a minha sorte grande…

  2. Oi, só hoje fui ler sobre o que escreveu a respeito de sorte, azar e destino. Fiquei muito lisonjeada por citar meu nome, voltei alguns anos atrás. Tive sorte por termos trabalhado juntos. Foi destino você passar a fazer parte da nossa família, mas não,deixa de ser sorte também. A Sandra ganhou um maridão e passei a ser sua tia e tia de seus filhos. Grande sorte eu tive. Azar, bem azar, não houve. Bj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *